Angola na reunião do BAD em Lusaka

A cidade de Lusaka, capital da República da Zâmbia, acolhe desde hoje até ao dia 27 do mês em curso u a 51 Assembleia Geral do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), onde Angola está representada pelo secretário de Estado do Tesouro, João Francisco Boa Quipipa.

De acordo com a Angop, no quadro da sua estratégia de trabalho, a delegação angolana tem previstos encontros bilaterais com a alta direcção do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no sentido de avaliar a cooperação e projectos futuros. Haverá ainda a apresentação do Relatório do BAD sobre a economia africana em 2016 e diversos painéis com destaque para temas como “Os caminhos para a transformação da agricultura em África até 2025”, mesa redonda com líderes africanos sobre energia e alterações climáticas, a analise à evolução do risco soberano dos países de África subsaariana pela agência de rating Fitch, entre outros.

A assembleia tem na agenda assuntos diversos com destaque para aprovação do relatório anual do BAD do ano de 2015, rotação e eleição de directores executivos, aprovação das políticas relativas às operações e às finanças do grupo para os próximos anos, bem como debater temas de índole sócio-económica e financeira que possam influenciar o funcionamento da instituição e o desempenho da economia dos países africanos.

Este ano, as reuniões do BAD decorrem sob o lema “Energia e Alterações Climáticas”, levando os delegados a analisarem às metas do COP-21, na antecâmara da reunião de Marrakech, Marrocos, agendada para o próximo ano. Em simultâneo, a cidade de Lusaka acolhe igualmente a 42ª reunião do Fundo Africano de Desenvolvimento.

Angola na reunião do BAD em Lusaka

| DESTAQUE, NEGOCIOS & MUNDO |
About The Author
-