BNA coloca Kz 63,7 mil milhões em Títulos do Tesouro

O Banco Nacional de Angola aumentou, na última semana, a colocação de Títulos do Tesouro no mercado primário

O BNA disponibilizou cerca de 63,7 mil milhões AKZ em Títulos do Tesouro. O Banco Nacional de Angola (BNA) colocou no mercado primário cerca de 63,7 mil milhões AKZ na primeira semana de Maio, sendo que 44,3 mil milhões AKZ em Bilhetes do Tesouro e os restantes 19,5 mil milhões AKZ em Obrigações do Tesouro, que contrasta aos 58,6 mil milhões AKZ registados na semana anterior.

Para o ano de 2016, de acordo ao OGE 2016, o Estado espera que o défice orçamental atinja os 5,5% do PIB e que a dívida se situe em 49,7% do PIB ou 49,2 mil milhões USD, constituída em 31,1 p.p. por dívida externa e os restantes 18,6 p.p. em dívida interna.

Espaço Internacional

No Reino Unido, o Banco da Inglaterra (BoE) reduziu para 8 o número de reuniões do Comité de Política Monetária. O Banco de Inglaterra cortou de 12 para 8 o número de reuniões do Comité de Política monetária (CPM). A medida visa melhorar e garantir mais transparência no processo de tomada de decisões do Comité. A reunião de Outubro será a primeira eliminada do calendário do Banco da Inglaterra, seguida pelas reuniões de Janeiro, Abril e Julho de 2017.

Na Alemanha, as encomendas de fábrica cresceram 1,9% em Março em comparação ao mês anterior, suportada pela procura externa à União Europeia. O volume de encomendas de fábrica cresceu 1,9% em Março em relação ao mês transacto, o que contrasta aos -0,8% registados em Fevereiro.

O bom desempenho superou os 0,6% antecipados pelo mercado. Para a evolução positiva das encomendas contribuíram o aumento em 4,3% das encomendas estrangeiras, como resultado do incremento em 1,1% provenientes de países da Zona Euro e 6,2% de países externos à região, enquanto as encomendas domésticas apresentaram um declínio de 1,2%.

A boa performance do indicador afasta os receios de estagnação do sector industrial no ano corrente. No Canadá, as novas construções de imóveis caíram 5,38% para 191,5 mil imóveis construídos e atingem mínimos desde Janeiro. As construções de novos imóveis reduziram de 202,4 mil para 191,5 mil novas habitações de Março para Abril, correspondente a uma redução de 5,38%, tendo atingido o mínimo desde Janeiro. Para o fraco desempenho contribuíram as cidades de Quebec e Ontário.

Os incêndios que assolam o país aumentarão a volatilidade do sector, esperando-se um salto significativo a médio prazo com o processo de reconstrução das cidades mais afectadas. Destaques da Agenda Económica Na agenda económica para ontem, os técnicos de research do Atlantico destacaram a divulgação na Alemanha da produção industrial mensal ajustada sazonalmente referente ao mês de Março, esperando-se um aumento de 0,2% face ao mês anterior. No Reino Unido deram realce à divulgação da balança comercial mensal relativa ao mês de Março, em que a expectativa dos analistas de mercado apontava para uma contracção do défice para 4.200 milhões de libras comparativamente aos 4.840 milhões de libras registados no mês transacto.

BNA coloca Kz 63,7 mil milhões em Títulos do Tesouro

| DESTAQUE, NEGOCIOS & MUNDO |
About The Author
-