Dicas de emprego: Como ser promovido na empresa

Entregue-se totalmente ao trabalho, seja versátil e nunca desista dos seus objectivos

Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo não nasceu rico. Este investidor americano teve de subir a pulso na vida. Em miúdo, montou uma banca para vender sandes e bebidas nos espectáculos de corrida de cavalos. Com o dinheiro que ganhou comprou acções de empresas e, passado alguns anos, tornou-se investidor profissional. Hoje em dia, é também dono de um grupo chamado Berkshire Hathaway, que se dedica ao sector da banca, seguros e até joalharia. “Quem trabalha bem merece ser promovido”, costuma dizer Bufett nas reuniões com os colaboradores. Para ser promovido é preciso trabalhar muito. Buffett exige que os funcionários do seu grupo se entreguem totalmente ao trabalho. “Seja aquela pessoa que nunca falta a um dia de trabalho a não ser que esteja realmente doente. Chegue sempre cinco minutos mais cedo e saia cinco minutos mais tarde do que todos os outros.

Esteja sempre disponível para a empresa”, é outro dos conselhos do investidor para subir na vida. Ter produtividade e talento acima da média é excelente, mas não é o suficiente para escalar rapidamente na hierarquia da empresa. Os especialistas em recursos humanos dizem que é preciso 10 por cento de inspiração e 90 por cento de transpiração se quiser mesmo chegar ao topo da carreira. “É preciso trabalhar com afinco e profissionalismo, para construir uma reputação infalível”, explica Mark  omas, consultor de recursos humanos da empresa Adecco. Dentro de qualquer empresa que promova o crescimento profissional pode ser uma boa ideia ter um mentor. Alguém que já tenha subido na empresa e que esteja disponível para o ajudar a fazer o mesmo.

Para além de poder abrir muitas portas, um mentor é a pessoa que pode sugerir e apoiar o seu nome na hora de uma promoção ou até prepará-lo para assumir o seu próprio cargo, no caso de se reformar. “A formação contínua é fundamental para quem quer avançar na sua carreira e tornar-se um verdadeiro especialista”, diz o investidor. Se, por qualquer motivo, o esforço nunca for compensado pode estar na altura de mudar de emprego. “É frustrante estar ano após ano a tentar alcançar o objectivo e nunca o conseguir. Ir para outra empresa é a melhor solução”, afirma Mark  omas. No entanto, mantenha a mesma atitude lutadora. “Nunca se deve desistir”, diz Buffett. Ele nunca desistiu, mesmo quando as coisas lhe correram mal. A perseverança compensou- o. Nasceu numa família de classe média, mas tornou-se multimilionário.

Mais informação encontre no jornal imprensso já nas bancas!

Dicas de emprego: Como ser promovido na empresa

| EMPREGO & CARREIRA |
About The Author
-