Novidades: Óculos inteligentes vão guiar utilizadores

Uma das grandes apostas da Google. Uns óculos de realidade aumentada comunicam com o ‘dono’ sem que este necessite de um computador.

Nos ‘laboratórios ultra-secretos’ da Google já nasceram algumas das invenções mais aclamadas da actualidade e outras estão neste momento a ser ‘cozinhadas’. É o caso dos óculos inteligentes, o novo produto da gigante de tecnologia que quer revolucionar o mundo dos dispositivos informáticos portáteis. A proposta que está a ser trabalhada pela equipa Project Glass é a da criação destes ‘óculos inteligentes’ de realidade aumentada que permitirão aos utilizadores fotografar, comunicar em vídeo conferência, dispor de mapas e gps, entre muitas outras aplicações que ainda não foram divulgadas. Tal e qual se faz hoje com os smartphones.

A diferença é que estará no nosso campo de visão, sem a necessidade de um ecrã para podermos consultar os dados. O caminho que tem vindo a ser traçado pela empresa é de aproximar cada vez mais a tecnologia dos cidadãos fazendo com que esta esteja presente – e seja necessária – no nosso quotidiano, no fundo uma ferramenta imprescindível para optimizar o dia-a-dia de cada um. A companhia acha que “a tecnologia deve trabalhar para as pessoas: tem que estar no momento certo quando as pessoas precisarem”, escreveram na rede social da empresa.

O projecto em questão consiste, no fundo, em integrar nuns óculos o leque de opções actualmente oferecidas pelos smartphones – pensa-se que o preço deve inclusive ser similar aos destes aparelhos inteligentes que vieram revolucionar a forma como se comunica. Os óculos de design futurista e incorporada uma pequena câmara do lado direito capaz de executar numerosas funções. O software permitirá que o utilizador receba informações sobre os sítios que percorre, permite fotografar, filmar, receber e enviar mensagens multimédia. Uns óculos faz-tudo que vão estar sempre ao serviço de quem os tiver colocados. Para ter uma ideia do estado tecnologicamente avançado destes, saiba que o utilizador vai poder comunicar com os óculos através da voz, dando-lhes até instruções, como pedir para que os óculos o recordem de comprar bilhetes para um concerto.

Ou seja, serão também uma espécie de agenda electrónica com memória. O dispositivo autónomo vai funcionar com o sistema operativo Android e será controlado com simples movimentos de cabeça e voz. O vídeo agora divulgado pela empresa mostra como será um dia de um utilizador dos óculos: Este recebe no ‘ecrã’ informações sobre o estado do tempo ou sobre a rota a seguir para se ir encontrar com um amigo a determinado sitio.

Mas a Google quer ir mais longe. Quer saber mesmo do que precisa o cidadão comum na sua vida de todos os dias, o que lhe faz falta, que tecnologia gostava de ter ao dispor. Tanto que no blogue do projecto, os investigadores envolvidos no desenvolvimento do dispositivo pedem aos leitores que partilhem as suas ideias, numa tentativa de se aproximarem das necessidades dos utilizadores para que as que fizerem sentido – e forem possíveis de realizar, é claro – possam ser integradas nestes especiais óculos inteligentes.

Um dia com os óculos da Google

oculos1Põe-se os óculos e depois? O que acontece? A empresa disponibilizou um vídeo a explicar como pode ser a vida de quem os tiver. Num vídeo de demonstração que a empresa postou na internet vê-se um homem a acordar de manhã e a receber uma mensagem de texto na própria lente dos óculos onde se lê que combinou encontrar-se com um amigo numa livraria. De seguida, ao abrir a janela da sua casa, a temperatura ambiente assim como a previsão para o resto do dia aparece na mesma lente. É entretanto avisado que o metro que o ia levar ao encontro encerrou inesperadamente e recebe novas indicações, através de um mapa, de um caminho alternativo. Na cena final o mesmo homem fala com a namorada, que aparece na mesma lente, com a imagem real do rio Hudson, em Nova Iorque. Tudo isto será automático, sem a necessidade de usar o telemóvel. Um especialista americano afirmou mesmo que estes óculos podem dar inicio a uma nova ordem militar e a ver o mundo de uma forma diferente.

Mais informação encontre no jornal imprenso já nas bancas!

Novidades: Óculos inteligentes vão guiar utilizadores

| EMPREGO & CARREIRA |
About The Author
-