Receita da exportação petrolífera sobe em Junho

O preço do barril de exportação atingiu em Junho o valor inscrito no Orçamento Geral do Estado, o que acontece pela primeira vez este ano.

A receita tributária resultante da exportação de petróleo atingiu em Junho, o maior nível do ano. O total de impostos adquiridos com a exportação de crude estabeleceu-se em 127 mil milhões AKZ, superior em 31,5% ao registo de 96 mil milhões AKZ referente ao mês anterior, representando o maior montante arrecadado em 2016. O total exportado de 54 milhões de barris é inferior aos 57 milhões de barris exportados em Fevereiro, o maior nível, devido ao aumento do preço para 45,3 USD/barril, após situar-se em 30,9 USD/barril, no período acima referido.

A receita bruta com a exportação de diamantes aumentou em 5,54% em Junho. A receita com a exportação de diamantes situou- se em 80 milhões AKZ, superior em 5,54% aos 76 milhões AKZ adquiridos no mês anterior, em consequência do aumento do preço em 3% para 105,79 USD e da quantidade em 2,3% para 760 mil quilates. O registo contribuirá para o crescimento previsto de 1% no OGE 2016. O montante de divisas vendidas pelo Banco Central reduziu pela segunda semana consecutiva

. O total de divisas vendidas pelo BNA estabeleceu- se em 106,2 milhões EUR na terceira semana de Julho, inferior em 58,3% ao montante de 254,9 milhões EUR transacionado na semana anterior, o que representa a segunda redução consecutiva no montante de divisas vendidas. As vendas foram direccionadas, principalmente, para a cobertura de necessidades das empresas prestadoras de serviço ao sector petrolífero (33,7%).

Espaço Internacional No Japão, a balança comercial apresentou superávit em Junho, apesar da redução das exportações. A balança comercial apresentou superávit de 692,8 mil milhões iene (JPY) em Junho, contrariamente ao défice de 40, 6 mil milhões JPY divulgado no mês anterior. O saldo comercial reflecte a redução das importações em 18,8%, que superou a queda das exportações em 7,4%, em consequência da redução da procura no Reino Unido em 0,4%, dos EUA em 6,5% e da China em 10%.

Na Alemanha, a confiança do investidor apresentou redução inferior às expectativas diante do desempenho positivo do mercado laboral. A expectativa do investidor sobre o desempenho da economia situou-se em 108,3 pontos em Julho, inferior ao registo de 108,7 pontos relativo ao mês anterior e superior a expectativa dos analistas de 107,5 pontos. A leve deterioração do indicador significa que a estabilidade da procura e o intervencionismo do BCE poderão superar os impactos do Brexit.

Destaques da Agenda Económica

Esta terça-feira os analistas do Atlântico destacaram a divulgação do índice de preços ao produtor do Japão referente a Junho, sendo esperado que se reduzisse para 0,1% em termos anuais. Realce ainda para a publicação, nos EUA, das vendas de imóveis novos relativas a Junho, havendo a expectativa de que aumentassem para 560 mil.

Receita da exportação petrolífera sobe em Junho

| DESTAQUE, PRIMEIRO CADERNO |
About The Author
-